RESUMO
A Associação Nacional de Produtores de Pisos de Madeira (ANPM), no intuito de estabelecer as bases para o crescimento do setor, iniciou a formulação de seu planejamento estratégico. Foram realizadas reuniões sequenciais com as empresas associadas, agrupadas de acordo com a localização geográfica, visando à coleta de informações e à elaboração das diretrizes, as quais foram desdobradas em metas e planos de ação. A partir das discussões, foi elaborada uma lista preliminar de cenários e dificuldades inerentes à atividade. Com base nessa avaliação, foi proposto o Planejamento Estratégico, voltado à percepção do associado e às ações que a ANPM poderia desenvolver para atender às demandas identificadas. A partir dos resultados, foram definidas quatro estratégias de atuação: melhorar a imagem do setor; fortalecer o desempenho produtivo das empresas; incrementar a representação institucional, e monitorar a evolução do mercado. Essas estratégias foram desdobradas em ações e consolidadas em uma ferramenta para controle e monitoramento do setor de pisos de madeira.
Palavras-chave:
ANPM; diretrizes; planos de ação.