Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento dos fisioterapeutas atuantes em UTI adulto sobre as contraindicações à mobilização

Resumo

Introdução:

A mobilização é uma terapia eficaz para combater os efeitos deletérios do imobilismo, contudo, é sabido que nem todos os pacientes apresentam condições de saúde para recebê-la, sendo assim, é fundamental o conhecimento sobre os critérios de contraindicação.

Objetivo:

Avaliar o conhecimento dos fisioterapeutas atuantes em UTI adulto sobre as contraindicações à mobilização de pacientes críticos na cidade do Recife.

Método:

Este é um estudo transversal, no qual foi aplicado um inquérito aos fisioterapeutas atuantes em UTI adulto na cidade do Recife.

Resultados:

Dos 36 critérios expostos, apenas cinco foram considerados critérios de contraindicação. Os parâmetros clínicos foram os que obtiveram maior frequência como não sendo considerados critérios de contraindicação, também não foram observadas diferenças na relação entre grau acadêmico e o conhecimento dos critérios, assim como no tempo de atuação em UTI.

Conclusão:

Uma proporção significativa dos fisioterapeutas atuantes em UTI não considera os critérios expostos como contraindicações à prática da mobilização, sendo assim necessário o aperfeiçoamento profissional sobre as práticas da mobilização e a criação de protocolos.

Palavras-chave:
Reabilitação; Unidade de Terapia Intensiva; Exercício

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br