Acessibilidade / Reportar erro

Validade do flexicurva na avaliação da flexibilidade da coluna vertebral em indivíduos assintomáticos

Resumo

Introdução:

Problemas na coluna vertebral são frequentes, sendo a avaliação da flexibilidade uma informação relevante a ser considerada pelo profissional. Métodos alternativos para realizar avaliação da flexibilidade da coluna carecem de validação.

Objetivo:

Avaliar a validade concorrente do Flexicurva utilizando a videogrametria 3D como medida de referência, para a avaliação da flexibilidade em flexão e extensão da coluna vertebral torácica e lombar.

Método:

A amostra consecutiva contou com 39 indivíduos com idades entre 18 e 50 anos. Duas avaliações consecutivas foram realizadas pelo mesmo avaliador no mesmo dia e local: (1) Flexicurva e (2) videogrametria 3D. As avaliações foram realizadas com a coluna na posição neutra, seguida das posições de flexão e extensão máximas. A ADM nas posições de flexão e extensão máximas foram calculadas no MATLAB®, sendo definida como a diferença entre os ângulos máximos de flexão ou extensão e a angulação da posição neutra. Na análise estatística utilizou-se: Teste de Correlação Produto-Momento de Pearson, Erro RMS e Análise de Bland-Altman. (α < 0,05).

Resultados:

Os valores de ADM entre os instrumentos foram similares, com correlações altas para a flexão torácica (r = 0,751), extensão torácica (r = 0,814) e para flexão lombar (r = 0,853), com erros RMS inferiores a 8°. Para a extensão lombar a correlação foi moderada (r = 0,613), com erro RMS superior a 10°. Limites de concordância variaram entre ± 10º e ± 21º.

Conclusão:

O Flexicurva mostrou-se válido para avaliar o movimento flexão máxima e extensão máxima da coluna torácica, e flexão máxima da coluna lombar. Sugerimos cautela na avaliação da extensão máxima da coluna lombar.

Palavras-chave:
Estudos de Validação; Equipamentos de Medição; Maleabilidade; Coluna Vertebral

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br