Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do alongamento na morfometria do músculo em ratas ovarectomizadas

Resumo

Introdução:

O envelhecimento é responsável por alterações estruturais, com declínio de todas as variáveis fisiológicas, incluindo amplitude de movimento e função muscular esquelética.

Objetivo:

O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos do alongamento na morfometria muscular de ratas ovariectomizadas.

Método:

Assim, 21 ratas Wistar (12 semanas, 218 ± 22 g) foram divididas em 4 grupos: Controle (CONTROL, n = 3) intacto; Ovariectomizadas e histerectomizadas (OH, n = 6); Alongamento (ALONG, n = 6); Ovariectomizadas e histerectomizadas e Alongamento (OHA, n = 6). As ratas foram submetidas a ovariectomia e histerectomia. O alongamento do músculo sóleo foi composto de 10 repetições de 1 minuto com intervalo de 45s entre cada repetição, realizado 3 vezes por semana, durante 3 semanas. Após 3 semanas, as ratas foram pesadas e os músculos sóleos de ambas as patas foram retirados, pesados e analisados: comprimento do músculo; número de sarcômeros em série; comprimento do sarcômero; área da seção transversal das fibras musculares (ASTFM) e porcentagem de tecido conjuntivo.

Resultados:

O peso corporal final aumentou em todos os grupos. O número de sarcômeros em série do ALONG foi maior que o OH. A área de secção transversa das fibras musculares do OHA foi superior ao CONTROL.

Conclusão:

Conclui-se que a ovariectomia e histerectomia impediram a sarcomerogênese mesmo quando realizado alongamento. Porém, o protocolo de alongamento incrementou o trofismo muscular em ratas ovarietomizadas e histerectomizadas. Sugere-se que o crescimento longitudinal (número sarcômeros em série) e radial (ASTFM) respondem diferentemente ao alongamento em músculo esquelético intacto e/ou com depleção estrogênio (ovarietomia e histerectomia).

Palavras-chave:
Ovariectomia; Histerectomia; Músculo Esquelético; Exercício de Alongamento Muscular

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br