Resumo
Introdução:
Qualidade de vida é tema amplamente estudado, como forma de compreender as repercussões causadas na vida das pessoas com doença renal crônica - DRC em hemodiálise. Apesar da vasta literatura sobre o tema, ainda é útil interrogar sobre as abordagens que se ocupam de processos educativos relacionados à qualidade de vida, nessa população, sua evolução e tratamento.
Objetivo:
Revisar sistematicamente a literatura quanto a propostas de natureza educativa, na abordagem a pessoas com DRC em hemodiálise.
Métodos:
Revisão sistemática integrativa de estudos publicados entre 2010 a 2015, nas bases: PubMed, LILACS, PROQUEST, SCIENCE DIRECT e SciELO; termos de busca “qualidade de vida e hemodiálise e adultos”, com seus equivalentes em inglês e espanhol.
Resultados:
As publicações incluídas na revisão perpassaram abordagens de condições biológicas, adesão ao tratamento, condição psicossocial e, inclusive, a influência espiritual. Os estudos foram unânimes em reconhecer a validade dos processos educativos, quer sejam de adesão ao tratamento; de empoderamento dos atores; da importância de autoconhecimento; da necessária visão ampla sobre o paciente e da importância do planejamento participativo na abordagem terapêutica.
Conclusão:
a exploração do tema qualidade de vida em pessoas com DRC é ampla e diversificada, sendo sua abordagem educativa discreta e pouco representativa quanto ao número de publicações disponíveis. Os poucos estudos que tratam do tema são unânimes em reconhecer a importância e relevância das abordagens educativas para pessoas com DRC. Conclui-se que a adesão, a participação e a emancipação dos pacientes devam ser consideradas e encorajadas.
Palavras-chave:
Educação; Saúde; Qualidade de Vida; Hemodiálise; Adultos