Acessibilidade / Reportar erro

Ultrassom terapêutico associado ao óleo de copaíba reduz a dor e melhora amplitude de movimento de pacientes com osteoartrite de joelho

Resumo

Introdução:

A osteoartrite é uma doença que afeta milhões de brasileiros. O ultrassom terapêutico tem sido utilizado em seu tratamento tanto sozinho, quanto associado a fármacos.

Objetivo:

Avaliar o efeito do ultrassom (US) associado ao óleo de copaíba (OC) em pacientes com osteoartrite de joelho.

Métodos:

Os pacientes foram distribuídos em 3 grupos distintos: US, US+OC e OC. Foram realizadas 10 sessões de tratamento, duas vezes por semana durante 30 minutos. A intensidade da dor foi avaliada pela Escala Visual Analógica da Dor (EVA), amplitude de movimento ADM pela goniometria e força muscular pelo Score Medical Research Council. A análise estatística foi feita pelo Teste T de Student e ANOVA e a magnitude do efeito (d), considerando p<0,05 como valores significativos.

Resultados:

A dor foi atenuada em todos os grupos, sendo apresentada uma magnitude maior do efeito para o grupo US+OC (d = -3,50) quando comparado aos demais grupos. Em relação a ADM a magnitude do efeito foi maior no grupo US+OC (d= 0,86) para a flexão e extensão (d = 0,97) quando comparados com os outros grupos. Na variável força muscular os grupos US (d= 1,54) e US+OC (d = 1,60) foram mais eficazes no movimento de flexão e na extensão, o grupo US exibiu o maior tamanho de efeito (d = 1,80) quando comparados aos demais grupos.

Conclusão:

O ultrassom terapêutico associado ao óleo de copaíba é uma terapia efetiva e prática para o tratamento de doenças inflamatórias, tais como a osteoartrite.

Palavras-chave:
Ultrassom; Osteoartrite; Dor

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br