Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de um programa de prevenção de quedas em idosos participantes de grupos de convivência

Introdução

As quedas em idosos são um problema de saúde pública crescente, gerando custos elevados aos serviços de saúde. Dessa forma, é essencial investir na criação de ações e programas que priorizem a diminuição destes riscos.

Objetivo

Verificar os efeitos de um programa de promoção da saúde e prevenção de quedas em relação ao equilíbrio e capacidade funcional em idosos participantes de grupos de convivência do município de Caxias do Sul (RS).

Materiais e métodos

Foram sujeitos 14 idosos avaliados e reavaliados pelos seguintes instrumentos: Índice de Barthel, Teste Timed Up and Go (TUG), Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), e um questionário para a caracterização da amostra. Durante 2 meses foram realizadas atividades em grupo em um circuito multissensorial e proprioceptivo, com frequência de 2 vezes por semana, totalizando 14 encontros.

Resultados

A média de idade dos participantes foi de 72 anos, a maioria do sexo feminino (78,6%), sendo que 64,3% já haviam sofrido quedas e 92,9% praticavam atividade física prévia. Após a intervenção, houve aumento médio de 9,14 pontos na EEB (p = 0,000) e diminuição média de 4,4 segundos na velocidade da marcha no TUG (p = 0,000).

Conclusão

A aplicação do proposto programa incrementou o equilíbrio e o desempenho da marcha dos idosos, reduzindo o risco de ocorrência de quedas.

Saúde do idoso; Acidentes por quedas; Promoção da saúde; Prevenção primária; Centros de convivência e lazer


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br