Acessibilidade / Reportar erro

Modalidades físicas no desempenho funcional na osteoartrite de joelho: uma revisão sistemática

Resumo

Introdução:

Apesar dos avanços recentes no tratamento da Osteoartrite (OA), poucos estudos avaliaram o efeito longitudinal de modalidades físicas na capacidade funcional em pacientes com OA do joelho. Assim, uma vez que os componentes físicos e dor podem afetar o desempenho funcional de atividades diárias, o efeito dessas formas de tratamento ainda está para ser estabelecido.

Objetivo:

Avaliar a efetividade do uso do ultrassom terapêutico, estimulação elétrica e fototerapia no desempenho funcional em indivíduos com osteoartrite de joelhos.

Métodos:

Artigos presentes nas bases de dados PubMed, Lilacs, SciELO e PEDro foram avaliados. As palavras-chave utilizadas foram: “pulsed ultrasound therapeutic”, “ultrasound therapeutic”, “electric stimulation” e “low level laser therapy” em combinação com “knee osteoarthritis”. Foram incluídos na presente revisão, estudos clínicos randomizados que utilizaram ultrassom, estimulação elétrica e laser em indivíduos com OA de joelhos. Para avaliar a qualidade metodológica dos estudos selecionados, utilizou-se a escala PEDro. As variáveis dependentes do estudo foram: dor, função física, rigidez articular, qualidade de vida e desempenho funcional.

Resultados:

Foram encontrados 268 estudos, desses, 41 estudos atenderam aos critérios de elegibilidade e foram classificados para análise na íntegra. A metodologia utilizada pelos estudos variou amplamente, no entanto, em sua maioria houve melhora no desempenho funcional de indivíduos com OA de joelho com a utilização de modalidades físicas, para os recursos Ultrassom pulsado, ultrassom contínuo, estimulação elétrica e laser.

Conclusão:

O uso das modalidades físicas utilizadas nos estudos demonstraram melhora no desempenho funcional de indivíduos com OA de joelhos.

Palavras-chave:
Osteoartrite; Tratamento; Fisioterapia

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br