Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizado baseado em equipe na graduação em fisioterapia: relato de experiência

Resumo

Introdução:

Metodologias de aprendizagem ativas de ensino têm mostrado resultados positivos, principalmente no que diz respeito à aprendizagem de conteúdos e à construção de habilidades de comunicação, pensamento crítico e prática colaborativa. Contudo, ainda mostram-se pouco conhecidos por professores de ensino em Fisioterapia.

Objetivo:

Apresentar um relato de experiência com base na aplicação do método Aprendizado Baseado em Equipe (TBL) no ensino de graduação em Fisioterapia.

Método:

Trata-se de um relato de experiência a partir do ensino tradicional e TBL com 61 estudantes do curso de Fisioterapia. Foram comparadas as médias, medianas, proporção de aprovação e satisfação dos estudantes que experimentaram a metodologia ativa.

Resultados:

Os resultados mostraram que a média final das avaliações somativas da turma que experimentou o TBL (71,9 ± 10,5 pontos) foi estatisticamente diferente (p = 0,003) quando comparado ao ensino tradicional (63,7 ± 9,92 pontos). A proporção de aprovados não diferiu estatisticamente entre os grupos, 92,0% e 88,6%, respectivamente (p = 0,478).

Conclusão:

A satisfação geral foi que o método embora cansativo, segundo os estudantes, favoreceu a maior compreensão do conteúdo e estímulo para estudar. O estudo apresenta resultados inovadores em relação à aplicação do método de ensino baseado em equipe para o curso de Fisioterapia.

Palavras-chave:
Fisioterapia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Práticas Interdisciplinares; Hidroterapia

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br