Resumo
Introdução:
Práticas de educação em saúde associadas com exercícios físicos orientados têm potencial efeito benéfico para a promoção de saúde e prevenção de agravos de doenças crônicas não transmissíveis.
Objetivo:
Verificar o efeito de um protocolo de intervenção com método Pilates e com rodas de conversa na autonomia funcional e na qualidade de vida de idosos.
Métodos:
Trata-se da aplicação de delineamento experimental de caso único (ABAB), com 24 participantes com 60 anos ou mais que alteraram fases com e sem intervenção, durante 20 semanas, realizadas com sessões de rodas de conversa sobre saúde, 30 min., e de Pilates, 45 a 50 min., no contexto da atenção primária em saúde da cidade de Taió em Santa Catarina. Em cada fase de intervenção foram realizadas 10 sessões de Pilates e rodas de conversas, duas vezes por semana. Ao final de cada fase, foram realizadas entrevista, aplicação do inventário WHOQOL-OLD e do protocolo GDLAM.
Resultados:
As intervenções foram associadas com o aumento dos parâmetros funcionais e de qualidade de vida, bem como redução de índice de massa corporal. Os participantes também relataram melhora nas condições emocionais, harmonia corporal e de mobilidade global.
Conclusão:
O método Pilates e as rodas de conversa sobre saúde asseguraram melhora da autonomia funcional e qualidade de vida dos participantes.
Palavras-chave:
Qualidade de Vida; Técnicas de Exercício e de Movimento; Educação em saúde; Saúde Pública; Fisioterapia