Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da repetibilidade e reprodutibilidade do Vert-3D para avaliação de escoliose de crianças em diferentes perfis nutricionais

Resumo

Introdução:

O sistema Vert-3D fornece visão tridimensional da superfície das costas, possibilitando uma avaliação quantitativa das curvaturas da coluna vertebral, livre de radiação.

Objetivo:

Verificar a repetibilidade, a reprodutibilidade interavaliador e a correlação entre os ângulos de Cobb e os resultados da versão 1 do sistema Vert-3D na avaliação das curvaturas frontais da coluna vertebral de crianças com diferentes perfis nutricionais.

Métodos:

A amostra foi composta por 115 crianças, que foram submetidas à radiografia digital panorâmica póstero-anterior da coluna vertebral e cinco avaliações com o sistema Vert-3D, por três avaliadores treinados.

Resultados:

A versão 1 do sistema Vert-3D apresentou: (1) correlações significativas e moderadas de repetibilidade para flechas à esquerda (ICC entre 0,54 e 0,83) e correlações significativas e moderadas para flechas à direita (ICC entre 0,55 e 0,60), somente para IMC normal; (2) correlações significativas de reprodutibilidade interavaliador para flechas à esquerda (ICC entre 0,47 e 0,65), de fracas a moderas para as flechas a direita (ICC entre 0,29 e 0,60) e não significativa para os obesos; e (3) correlações significativas entre 0,31 e 0,60 para o lado esquerdo e não significativas para o lado direito entre os ângulos de Cobb e as flechas escolióticas.

Conclusão:

Os bons níveis de correlação apenas para o lado esquerdo diminuem as possibilidades de uso do sistema para avaliação da escoliose.

Palavras-chave:
Avaliação; Coluna Vertebral; Topografia; Criança; Validade dos Testes

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br