Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes do trabalho no Teste de Caminhada de Seis Minutos em escolares

Resumo

Introdução:

O teste de caminhada de seis minutos (TC6min) é amplamente utilizado para avaliar a capacidade funcional em crianças. A medida do trabalho durante o TC6 poderia adicionar informações importantes à avaliação do TC6 nessa população, no que se refere à eficiência da marcha.

Objetivo:

Verificar os determinantes do trabalho durante o Teste de Caminhada (TC6min) em crianças em idade escolar.

Método:

Trata-se de um estudo transversal e exploratório que incluiu crianças saudáveis recrutadas nas escolas públicas e privadas das cidades de Belo Horizonte e Uberlândia, Brasil. Os critérios de inclusão foram: crianças de 7 a 12 anos sem diagnóstico de doença cardiorrespiratória crônica, distúrbio cognitivo, comportamental ou comprometimento da função física (informações obtidas por auto-relato dos responsáveis pelas crianças). Os critérios de exclusão foram: crianças que se recusaram a realizar o TC6; que não entenderam o TC6 ou que não responderam aos comandos de teste. Trezentos e dezenove crianças em idade escolar foram incluídas no estudo. Análises de correlação e análise de regressão linear múltipla foram utilizadas para identificar as variáveis associadas ao trabalho com TC6.

Resultados:

Idade, altura, estado nutricional, atividade física e frequência cardíaca apresentaram correlação significativa com o trabalho durante o TC6min (p <0,001) e explicaram 87% de sua variação (p = 0,0001).

Conclusão:

Idade, altura, estado nutricional e variação da frequência cardíaca são determinantes do trabalho no TC6, e portanto, devem ser considerados na avaliação da capacidade funcional de crianças em idade escolar.

Palavras-chave:
Crianças; Aptidão Física; Teste de Exercício Submáximo; Caminhada

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br