Acessibilidade / Reportar erro

Efeito agudo da técnica de bandagem elástica sobre a força e ativação muscular do deltoide médio em homens saudáveis

Resumo

Introdução:

Bandagens elásticas (BE), como a Kinesio taping, têm sido amplamente utilizadas em atividades esportivas ou da vida cotidiana com o objetivo de prevenir ou reduzir as lesões musculoesqueléticas. Tem sido sugerido que a Kinesio Taping é capaz de alterar a ativação muscular por meio de mecanismos neurofisiológicos, mas as evidências são controversas.

Objetivo:

verificar o efeito agudo da BE sobre a força isométrica voluntária máxima (FIVM) e ativação muscular do músculo deltoide médio durante a contração muscular.

Método:

Vinte e quatro participantes saudáveis, do sexo masculino (24 ± 4 anos; 73,2 ± 13,9kg; 1,80 ± 0,1m) foram distribuídos aleatoriamente em grupo com a bandagem elástica ativada a 100% (BEA n = 8) e com bandagem elástica sem tensão (BEN n = 8), ambas posicionadas no ombro; além do grupo controle (GC = 9). Os voluntários foram orientados a realizar 5s de contração isométrica máxima a 90° de abdução da articulação do ombro enquanto os registros de FIVM e EMGrms eram captados.

Resultados:

A ANOVA de uma entrada não foi capaz de identificar diferença significativa (α = 0,05) na FIVM e na EMGrms do deltoide médio a 90° de abdução da articulação do ombro.

Conclusão:

A aplicação da bandagem elástica não foi capaz de alterar a produção da força isométrica voluntária máxima e a ativação do músculo deltoide médio de indivíduos saudáveis e, portanto, seu uso não se justifica para esses fins.

Palavras-chave:
Força Muscular; Eletromiografia; Fita Atlética

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br