Acessibilidade / Reportar erro

Ação de variadas frequências de TENS aplicadas no acuponto P7 na dor induzida pela hipotermia

Introdução

A dor é um fenômeno frequente na população e pode gerar grande impacto socioeconômico. A TENS é um dos meios mais comuns de eletroanalgesia, mas parâmetros de estimulação totalmente eficazes permanecem incertos. Neste cenário, o presente estudo objetiva verificar a influência da TENS de 4, 10 e 100 Hz na dor induzida pela hipotermia quando aplicada no acuponto P7 (Lieque) em sujeitos jovens saudáveis.

Metodologia

Cem voluntários distribuídos em cinco grupos (três TENS, um apenas com Eletrodo e um Placebo) passaram por seis ciclos experimentais divididos em três etapas (Pré-tratamento, Tratamento e Pós-tratamento), em cada ciclo houve indução de dor pela imersão da mão do sujeito em água gelada, onde foi medida a variável da latência do limiar da dor. Utilizou-se o Teste de ANOVA de um critério seguido do Teste post hoc de Student-Newman-Keuls para análise dos resultados. O nível de significância adotado foi p < 0,05.

Resultados

O grupo TENS de 4 Hz obteve aumento do limiar de dor durante o tratamento quando comparado com o pré-tratamento (p < 0,05) e no pós-tratamento este aumento foi mantido. Os outros grupos não apresentaram alterações na latência do limiar da dor.

Conclusão

A TENS de 4 Hz aplicada com eletrodos de 1 cm2 no acuponto P7 aumenta a latência do limiar de dor induzida pela hipotermia em sujeitos jovens saudáveis.

Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea; Pontos de acupuntura; Hipotermia; Dor


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br