Acessibilidade / Reportar erro

Testes de alcance funcional e alcance lateral adaptados para fisioterapia aquática

Resumo

Introdução:

Os testes de alcance funcional (AF) e Alcance Lateral (AL) são comumente utilizados em pesquisas científicas e na prática clínica. Os instrumentos de avaliação promovem maior segurança para avaliar cada indivíduo com maior acurasse nos resultados e são adaptados de acordo com as limitações de cada doença.

Objetivo:

Adaptar os testes de AF e AL para o ambiente aquático e verificar o desempenho de jovens saudáveis.

Métodos:

Foram coletados os dados antropométricos, e os jovens foram questionados se realizavam atividade física. Os testes de AF e AL foram adaptados para o ambiente aquático e aplicados em 47 sujeitos saudáveis com idade entre 20 e 30 anos. Repetiu-se três vezes cada teste.

Resultados:

41 mulheres e seis homens foram avaliados. A média do teste de AF para os homens foi de 24,06cm, alcance lateral direito (ALD) foi 10,94cm, alcance lateral esquerdo (ALE) foi 9,78cm para os homens. No grupo das mulheres, o AF foi de 17,57cm, para ALD 8,84cm e ALE 7,76cm. Homens apresentaram melhor desempenho no AF (p < 0.001) e no ALD do que as mulheres (p = 0.037). Os indivíduos que praticavam atividade física não apresentaram diferenças de desempenho nos testes.

Conclusão:

Os testes de AF e AL foram adaptados para o meio aquático. Homens apresentaram um melhor desempenho no teste de AF e ALD comparado com as mulheres. Os testes de AF e AL não apresentaram correlação com peso, altura, Índice de Massa Corpórea (IMC) e comprimento do pé e do MS dominante.

Palavras-chave:
Hidroterapia; Avaliação; Equilíbrio Corporal

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br