Acessibilidade / Reportar erro

Análise dos impactos de fatores ambientais avaliados pela cif em indivíduos pós-avc

Resumo

Introdução:

O AVC é a segunda causa de morte no Brasil apresentando repercussões clínicas graves e como uma questão de saúde pública. Viver com a deficiência causada exige enfrentamento de situações cotidianas que podem aumentar a deficiência, como as impostas pelo ambiente dentro ou fora de casa. Objetivo: Analisar os fatores ambientais da CIF com um facilitador ou uma barreira para as vítimas de AVC.

Materiais e métodos:

Estudo transversal, envolvendo 152 indivíduos com tempo de acometimento menor que 60 meses e vinculados as Unidades de Saúde da Família em João Pessoa/PB. Um questionário estruturado foi utilizado para caracterizar a amostra e o core set da CIF para identificar os fatores ambientais. Os dados foram armazenados no programa Epi Info 7. Associações entre fatores ambientais e as variáveis ​​idade, sexo e estado civil foram verificadas pelo teste do qui-quadrado.

Resultados:

Tecnologias de apoio e produtos ou substâncias para consumo pessoal foram os principais fatores como facilitadores, seguidos pela família imediata. As barreiras mais prevalentes foram: estruturas físicas dos espaços públicos e privados, destacando a geografia física da sua residência. A família imediata associou-se a variável estado civil; o uso de produtos e tecnologia para uso pessoal na vida diária com a idade e, amigos com a variável sexo.

Conclusões:

O core set se mostrou um instrumento sensível para captar as barreiras e facilitadores em inquéritos com sujeitos pós-AVC. Seus resultados apontam para a necessidade de se pensar em políticas públicas mais adequadas para esta população.

Palavras-chave:
Acidente Vascular Cerebral; Estudos Transversais; Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Reabilitação.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br