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Desenvolvimento funcional de crianças nascidas prematuras: revisão integrativa da literatura1 1 Este artigo é um produto da pesquisa "Cuidado de crianças nascidas prematuras: organização das bases teóricas e operacionais e construção de um guia para a promoção do desenvolvimento funcional" financiada pela FAPESP sob processo 2014/087783.

Resumo

Introdução:

A prematuridade é um problema de saúde pública. Apesar dos muitos estudos que buscam caracterizar os efeitos do nascimento prematuro sobre as várias dimensões do desenvolvimento infantil ainda são escassas as evidências sistematizadas sobre a dimensão funcional.

Objetivo:

Caracterizar o desenvolvimento funcional de crianças nascidas prematuras na primeira infância.

Métodos:

Foram realizadas buscas nas bases PubMED, Science Direct, Scopus, Cochrane, Joana Briggs, Embase, Scielo e Lilacs, com os seguintes descritores em língua inglesa e portuguesa e suas combinações: preterm, functional performance, functional outcomes, functional limitations, functional skills, activities of daily living e disability. Os critérios de inclusão foram artigos completos, publicados nos últimos sete anos, sobre a temática investigada.

Resultados:

Os cinco artigos que compuseram a amostra foram organizados, analisados e categorizados, chegando-se a três categorias empíricas de análise: Desempenho Funcional de Prematuros; Efeitos Cumulativos sobre o Desenvolvimento Funcional; Contexto Ambiental e Atitudes de Cuidado.

Conclusão:

Concluiu-se que menores de 6 anos, nascidos prematuros, apresentam atrasos no desenvolvimento funcional nas áreas de autocuidado, mobilidade e função social. O desenvolvimento funcional sofre efeitos cumulativos de vários fatores diferentes e pode estar relacionado às práticas de cuidado e ao contexto.

Palavras-chave:
Prematuro; Desenvolvimento Infantil; Atividades Cotidianas; Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Desempenho

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