Acessibilidade / Reportar erro

As atividades de dupla tarefa impactam a cinemática da marcha de participantes amputados e saudáveis de forma semelhante

Resumo

Introdução:

A marcha é a tarefa motora mais impactada pela amputação, exigindo várias adaptações físicas e cognitivas. A interação entre cognição e movimento pode ser validamente avaliada por meio da análise de duplas tarefas.

Objetivo:

Analisar a cinemática de tarefas motoras simples e duplas de participantes com amputação transfemoral e compará-las com participantes saudáveis.

Métodos:

Estudo transversal comparativo no qual 14 participantes do grupo de amputados trans-femorais e 14 participantes não amputados compareceram ao Laboratório de Marcha do Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul para realizar testes de atividades cognitivas e motoras. Foram analisados a velocidade, cadência, largura do passo, comprimento do passo, comprimento da passada e tempo de passo.

Resultados:

Os participantes do grupo de amputados transfemorais apresentaram parâmetros cine-máticos da marcha prejudicados em comparação com os não amputados durante as tarefas simples e duplas. Ambos os grupos mostraram uma diminuição percentual semelhante no desempenho na tarefa dupla em comparação com a tarefa simples.

Conclusão:

Uma distinção pode ser vista nos padrões e parâmetros da marcha de ambos os grupos, e não apenas na avaliação simples da marcha, mas especialmente na avaliação da dupla tarefa. A principal descoberta do nosso estudo sugere que as mudanças nos parâmetros da cinemática da marcha pa-recem ser exacerbadas não só pela amputação, mas também pela realização de duplas tarefas.

Palavras-chave:
Amputação; Treino cognitivo; Dupla tarefa; Marcha; Tarefa motora

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br