Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da funcionalidade em UTI: instrumentos usados no cenário brasileiro

Resumo

Introdução:

O comprometimento da função física é um aspecto significativo em pacientes que sobrevivem à internação em UTI, considerando o impacto na independência e funcionalidade desses indivíduos. Dentro deste contexto, a escolha de um instrumento adequado para avaliação da funcionalidade é de grande importância, pois uma avaliação inapropriada pode gerar conclusões incorretas em relação à condição do paciente, prognóstico e benefícios do tratamento.

Objetivo:

Identificar os instrumentos utilizados no Brasil para avaliação da funcionalidade de pacientes internados em UTI e a tradução, adaptação e validação destes instrumentos para essa população.

Métodos:

A busca dos artigos foi realizada a partir das bases de dados Pubmed, SciELO, LILACS e SCOPUS, em novembro de 2015, sem restrição de data ou idioma.

Resultados:

Foram identificados dez estudos e sete instrumentos, sendo que os mais utilizados foram o Karnofsky Performance Status Scale Scores e a Medida de Independência Funcional.

Conclusão:

Os instrumentos identificados não foram desenvolvidos especificamente para a avaliação da funcionalidade de pacientes internados em UTI e não foram submetidos ao processo de validação para população brasileira internada nesta unidade. Sugerem-se estudos de construção ou adaptação transcultural, seguidas do processo de validação, de instrumentos de avaliação da funcionalidade de pacientes internados em UTI para aplicação no cenário brasileiro.

Palavras-chave:
Unidades de Terapia Intensiva; Atividades Cotidianas; Avaliação de Processos e Resultados; Reabilitação

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br