Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre capacidade funcional e qualidade de vida na DPOC: série de casos

Objetivo

Correlacionar as respostas de testes de capacidade funcional em indivíduos portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com o estado funcional avaliado de maneira subjetiva pelos questionários de qualidade de vida, sendo um específico para doença respiratória (SGRQ) e outro genérico (SF-36).

Materiais e métodos

Foi realizado um estudo de uma série de casos com oito pacientes portadores de DPOC que realizaram os seguintes testes: 1) Teste de caminhada de seis minutos (TC6’); 2) Shuttle walking test (SWT); 3) Teste do degrau de seis minutos (TD6’); 4) Teste de sentar e levantar-se da cadeira em dois minutos (TCad-2min); e 5) Pegboard and ring test (PBRT). Além dos testes, foram aplicados dois questionários de qualidade de vida: Hospital Saint George na doença respiratória (SGRQ) e o Short Form 36 (SF-36). A análise estatística foi realizada pelo teste de normalidade Shapiro-Wilk seguido dos testes de correlação de Pearson (dados paramétricos) ou de Spearman (dados não-paramétricos) com p < 0,05.

Resultados

Somente o TC6’ mostrou forte correlação com o SF-36 nos aspectos físicos, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais e saúde mental, diferentemente dos outros testes de capacidade funcional que não mostraram correlação com este questionário. Com relação ao SGRQ, não houve correlação com nenhum dos testes.

Conclusões

O TC6’ pode ser um bom teste para refletir a qualidade de vida dos indivíduos portadores de DPOC.

Qualidade de vida; DPOC; Teste de esforço


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br