Acessibilidade / Reportar erro

Estudo histomorfométrico comparativo dos efeitos de duas intensidades de ultrassom terapêuticos na consolidação de fratura da tíbia em ratos idosos

Introdução

Trabalhos experimentais realizados em animais jovens mostram que o ultrassom terapêutico (UST) tem sido utilizado com sucesso para abreviar o tempo de consolidação de fraturas ósseas. Entretanto, não foram encontrados na literatura, trabalhos comparando o efeito de diferentes intensidades de UST em animais idosos.

Objetivo

Comparar a eficácia de duas intensidades de UST, de 0,5 W/cm2 e de 1,0 W/cm2 na consolidação de fratura experimental da tíbia de ratos Wistar idosos.

Materiais e métodos

Três grupos de ratos com 15 meses de idade foram submetidos a osteotomia da diáfise da tíbia e a seguir o membro inferior foi imobilizado com uma barra de metal, tornando imóveis as articulações do joelho e do tornozelo. Um grupo de animais (L) recebeu UST a 0,5 W/cm2; o outro grupo (I) foi submetido ao UST de 1,0 W/cm2. Um grupo controle (C) não recebeu aplicação de UST. Quinze animais (cinco por grupo) foram sacrificados após uma semana e outros quinze animais (cinco por grupo) após três semanas de imobilização. O progresso de consolidação da fratura foi obtido para cada grupo através de avaliação morfométrica de cortes histológicos da região da fratura.

Resultados e conclusão

Os resultados obtidos mostram que, em ratos idosos, as fraturas tratadas com UST de 1,0 W/cm2 consolidaram mais rapidamente que as tratadas com o UST de 0,5 W/cm2 e as do grupo C.

Ultrasom; Cicatrização; Fratura óssea; Envelhecimento


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br