Acessibilidade / Reportar erro

Influência do alívio de peso corporal e da superfície de suporte durante o andar de crianças com paralisia cerebral espástica

Introdução

Sistemas de suporte parcial de peso corporal (SPPC) têm sido utilizados para treinamento do andar de crianças com paralisia cerebral (PC). Sendo assim, seria importante analisar se o tipo de superfície e a quantidade de alívio de peso corporal sobre os membros inferiores interferem na forma como essas crianças andam.

Objetivo

Investigar a influência do tipo de superfície e da porcentagem de alívio de peso corporal sobre as características espaço-temporais durante o andar de crianças com PC.

Materiais e métodos

Sete crianças com PC espástica, entre quatro e oito anos de idade, e GMFCS (Gross Motor Function Classification System) entre I e IV, foram filmadas andando com 0%, 15% e 30% de SPPC em superfícies móvel (esteira motorizada) e fixa (chão). Variáveis espaço-temporais do andar foram calculadas.

Resultados

As crianças andaram com velocidade semelhante em todas as condições experimentais. Enquanto que a duração do período de apoio diminuiu conforme a porcentagem de SPPC aumentou, nenhuma diferença para as fases de apoio e balanço e cadência foi encontrada. As crianças andaram com passos e passadas mais longos e passadas mais rápidas na superfície fixa do que na superfície móvel.

Conclusão

Crianças com PC com diferentes níveis de acometimento motor apresentaram algumas alterações nos parâmetros espaço-temporais durante o andar com alívio de peso corporal em superfícies móvel e fixa. Entretanto, tais alterações podem ser atribuídas principalmente ao tipo de superfície em que as crianças andam do que às porcentagens de alívio de peso corporal proporcionadas aos membros inferiores.

Marcha; Sistema de suporte parcial de peso corporal; Parâmetros espaço-temporais


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br