Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência e impacto de sintomas urinários na qualidade de vida durante o último mês de gestação

Resumo

Introdução

As adaptações do organismo materno podem afetar negativamente o trato urinário inferior, levando a sintomas urinários e impacto na qualidade de vida (QV).

Objetivo

Determinar a prevalência de sintomas urinários e o impacto da incontinência urinária (IU) na QV durante o último mês de gestação.

Métodos

Estudo transversal retrospectivo envolvendo 96 mulheres no puerpério imediato, entrevistadas pessoalmente sobre sintomas urinários e QV durante as últimas quatro semanas de gestação. A amostra foi dividida em dois grupos, de acordo com o número de gestações: G1 = 1 gestação (n = 41) e G2 = ≥ 2 gestações (n = 55). Aquelas que relataram a presença de IU de esforço e/ou urge-incontinência responderam o International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form (ICIQ-SF).

Resultados

Os sintomas mais comuns foram noctúria (90,6%), urgência (82,3%), frequência urinária (71,9%), sensação de esvaziamento incompleto (62,5%) e IU de esforço e/ou urge-incontinência (53,1%), sem diferença entre os grupos. Apenas a queixa de IU de esforço ao tossir foi significativamente maior no G2 (p = 0,04). Não houve diferença na QV entre os grupos baseando-se nos escores do ICIQ-SF, porém o G1 relatou impacto grave e o G2, impacto muito grave.

Conclusão

A maioria das mulheres referiu algum sintoma urinário, sendo mais prevalentes: noctúria, urgência, frequência urinária, sensação de esvaziamento incompleto e IU de esforço e/ou urge-incontinência. Entre aquelas com mais de duas gestações, a IU de esforço foi significativamente maior durante a tosse. Independente do número de gestações, a presença de algum sintoma de IU provocou impacto negativo na QV.

Sintomas do trato urinário inferior; Gravidez; Prevalência; Qualidade de vida; Incontinência urinária

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br