Resumo
Introdução:
No período de escolarização ocorre aprimoramento e ampliação das habilidades motoras, com possível relação entre desenvolvimento motor e aprendizagem escolar.
Objetivo:
Avaliar e comparar habilidades motoras de crianças com baixo e alto desempenho escolar, segundo percepção do professor em sala de aula.
Método:
Participaram escolares entre 6 e 11 anos, divididos em GBD (baixo desempenho escolar) e GAD (alto desempenho escolar), avaliados através da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). As médias da idade cronológica, idade motora geral e os quocientes motores de cada um dos domínios avaliados pela EDM foram comparados entre os grupos através do Teste Mann-Whitney. O Teste Qui-quadrado foi utilizado para associar a classificação do desempenho motor e o desempenho acadêmico.
Resultados:
A média da idade cronológica foi semelhante entre os grupos, entretanto a média da idade motora geral foi menor no GBD. O quociente motor geral, assim como os quocientes motores: esquema corporal, organização espacial, linguagem e organização temporal foram significativamente menores no GBD. Em ambos os grupos, a maioria dos escolares foram classificados pela EDM como apresentando desempenho motor Normal Baixo ou Normal Médio, entretanto, no GAD, 27,5% dos escolares apresentaram desempenho motor Normal Alto ou Superior e apenas 2,5% foram classificadas como Muito Inferior ou Inferior. No GBD, 12,5% apresentaram desempenho Muito Inferior ou Inferior e apenas 6,25% desempenho Normal Alto ou Superior (p < 0,05 - teste qui-quadrado).
Conclusão:
Os resultados direcionam para uma relação direta entre baixo desempenho escolar e dificuldade nas habilidades motora, ilustrando a relação entre o desempenho motor e cognitivo.
Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil; Aprendizagem; Destreza Motora