Acessibilidade / Reportar erro

Versão brasileira do Inventário Multidimensional de Fadiga na doença de Parkinson

Resumo

Introdução:

O inventário multidimensional da fadiga (MFI) não tem sido administrado em indivíduos brasileiros com doença de Parkinson (DP) devido à falta de validação.

Objetivo:

Adaptar transculturalmente, validar e investigar as propriedades psicométricas da versão brasileira do MFI na DP.

Método:

Foram recrutados indivíduos com DP (N=90). O MFI foi traduzido para o português falado no Brasil usando procedimentos de tradução e retrotradução e as propriedades psicométricas foram avaliadas. Todos os indivíduos foram avaliados por meio de um questionário sócio-clínico, mini-exame do estado mental (MEEM), escala modificada de avaliação na DP (MDS-UPDRS Parte I-IV), escala de incapacidade de Hoehn-Yahr (HY), escala de ansiedade e depressão (HADS), escala de gravidade de fadiga (FSS), escala de fadiga da DP (PFS-16) e MFI-DP/ BR com reteste do MFI-PD/BR em sete dias.

Resultados:

A adaptação manteve os mesmos itens do instrumento original do MFI-PD. Nenhum dado perdido, efeito chão ou teto foram encontrados. O coeficiente alpha de Cronbach de todos os 20 itens foram 0.81, variando entre 0.73 a 0.81 entre as cinco subescalas. A análise de Bland-Altman não demonstrou nenhuma diferença sistemática entre as avaliações. O coeficiente de correlação intraclasse teste-reteste foi maior ou igual a 0.70 (p < 0.01) para os escores do MFI-DP/BR com correlações moderadas com HADS, MDS-UPDRS escore (exame físico, experiências motoras e não motoras de atividades de vida diária e complicações motoras), FSS e PFS-16. Foi revelado MFI-DP/ BR > 55 pontos como ponto de corte para indicar indivíduos com fadiga com acurácia de 0.84 (p < 0.001).

Conclusão:

O MFI-DP/BR pode ser considerado um instrumento válido e reprodutível para avaliar fadiga na DP.

Palavras-chave:
Doença de Parkinson; Fadiga; Psicometria

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br