Acessibilidade / Reportar erro

Incapacidade funcional para mobilidade em adultos: estudo de base populacional

Resumo

Introdução:

A incapacidade funcional é importante indicador de saúde, associada a pior qualidade de vida.

Objetivo:

Estimar a prevalência de incapacidade funcional para mobilidade e identificar os fatores associados à dificuldade de subir e descer escadas em adultos de 40 anos ou mais.

Metódos:

Estudo transversal, de base populacional, com residentes no Município de Cambé-PR, entrevistados em 2011. A variável dependente foi a dificuldade de subir e descer escadas. A análise de fatores associados foi realizada por meio da regressão de Poisson, para cada subgrupo etário (40 a 59 anos e 60 anos ou mais).

Resultados:

No total, 24% referiram alguma dificuldade para subir e descer escadas (p < 0,01). Em ambos os subgrupos, observaram-se prevalências significativamente mais elevadas em mulheres, entre os inativos no lazer e naqueles com histórico de doença cerebrovascular. No subgrupo com idade entre 40 e 59 anos, associaram-se também ao desfecho a faixa etária de 50 a 59 anos, a hipertensão arterial, o diabetes e queda nos últimos 12 meses.

Conclusão:

Os resultados apontam a necessidade de ampliar as ações de promoção da saúde e de prevenção e controle das condições crônicas, principalmente entre não idosos.

Palavras-chave:
Idoso; Densidade Óssea; Osteoporose; Acidentes por Quedas; Programas de Rastreamento

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br