Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem fisioterapêutica e perfil dos pacientes assistidos na unidade cirúrgica do pronto-socorro de um hospital terciário do Distrito Federal

Resumo

Introdução

O pronto-socorro (PS) tornou-se a principal porta para o início da assistência a pacientes graves. A inserção do fisioterapeuta nesses setores está em processo de consolidação no Brasil.

Objetivo

Carac-terizar a abordagem fisioterapêutica e o perfil clínico-funcional dos pacientes na unidade cirúrgica PS de um hospital terciário.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal retrospectivo realizado no período de agosto a dezembro de 2020. Coletaram-se dados clínicos, funcionais e as principais condutas fisioterapêuticas utilizadas. As análises foram conduzidas por meio dos testes de Friedman e Correlação de Pearson, utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences v.23.

Resultados

Ao todo, a amostra foi de 98 pacientes, dos quais 68% eram homens, com idade média de 52 ± 19 anos. O principal (64%) diagnóstico fisioterapêutico foi deficiência do sistema nervoso central (SNC) com dependência de ventilação mecânica (VM). O tempo médio de uso de VM foi de 4 ± 5 dias. Houve associação (p < 0,05) entre tempo de VM e internação no PS (r = 0,972) e entre tempo de VM e idade (r = 0,330). As condutas fisioterapêuticas mais utilizadas foram a aspiração (69%), terapia de reexpansão pulmonar (51%) e cinesioterapia no leito (37%).

Conclusão

Os homens em faixa etária adulta e com deficiências relacionadas ao SNC constituíram o principal perfil dos usuários. A atuação fisioterapêutica na unidade de emergência cirúrgica foi ampla, com emprego de técnicas motoras e respiratórias, das quais a atuação predominante ocorreu no manejo e condução da VM.

Emergência; Fisioterapia; Reabilitação

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br