Acessibilidade / Reportar erro

Índice de Massa Corporal, Idade, Maturação Sexual e a Incidência de Hiperlordose Lombar em crianças e adolescentes

Resumo

Introdução:

A Hiperlordose lombar pode ocasionar diversas patologias degenerativas na coluna vertebral de crianças e adolescentes.

Objetivo:

Identificar se o Índice de Massa Corporal, a Idade e a Maturação Sexual são previsores da ocorrência da hiperlordose lombar em crianças e adolescentes.

Método:

O estudo analisou 380 estudantes entre 10 e 18 anos. O Índice de Massa Corporal foi avaliado por meio dos valores de referência sugeridos pela bateria de testes Fitnessgram e a maturação sexual por meio da auto-avaliação da pilosidade pubiana de Tanner. A avaliação postural foi realizada pelo método de fotogrametria DIPA versão 3.1. (Avaliação Postural Baseada em Imagem Digital). Para análise dos dados foi utilizado o programa SPSS 24.0, tendo sido aplicados os testes estatísticos: Qui-Quadrado, Mann Whitney, Exato de Fisher e Regressão Logística Binária.

Resultados:

Observou-se que houve significância estatística entre a Hiperlordose lombar e a idade das meninas e a puberdade dos meninos (p<0,05). A regressão logística binária ajustada para o grupo das meninas (OR=0,656) apresentou a posssibilidade de que com o avanço da idade esta patologia diminui sua ocorrência em 34% e no grupo dos meninos (OR=4,292), a puberdade foi significativa na fase P2, verificando-se que a chance dos meninos apresentarem a hiperlordose lombar nesta fase é aproximadamente 04 vezes maior. Não houve significância estatística entre o Índice de Massa Corporal, a Idade e a Maturação Sexual e a hiperlordose lombar (p>0,05).

Conclusão:

A idade das meninas e a puberdade dos meninos foi associada à ocorrência da hiperlordose lombar.

Palavras-chave:
Lordose; Puberdade; IMC; Crianças; Adolescentes

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br