Resumo
Introdução
: O Graded Wolf Motor Function Test (GWMFT) foi desenvolvido por meio de uma modificação do Wolf Motor Function Test (WMFT) para avaliar o membro superior de adultos com hemiparesia grave combinando medidas de tempo e qualidade de movimento em movimentos isolados e tarefas funcionais.
Objetivos
: Traduzir e adaptar para a língua portuguesa o formulário e o manual de aplicação do GWMFT e avaliar a confiabilidade interavaliadores.
Materiais e Métodos
: Participaram do estudo 10 indivíduos com média de idade 53,2 ± 11,39 (28-72) anos que apresentavam hemiparesia grave (Fugl-Meyer ≤ 30) com cronicidade de 82,5 ± 85,83 (16-288) meses, função cognitiva preservada e ausência de dupla hemiparesia. Após a tradução e adaptação cultural da escala, o GWMFT foi aplicado por dois avaliadores utilizando as informações do manual de aplicação e a filmagem das tarefas foi utilizada para cotar o tempo e qualidade de movimento pela Escala de Habilidade Funcional adaptada (EHF). A confiabilidade interavaliador do tempo e EHF do movimento foram avaliadas pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) e pelo método Bland-Altman.
Resultados
: Com a aplicação da versão traduzida e adaptada obteve-se CCI interavaliador total do tempo de 0,99 (0,95-1,00), apresentando menor confiabilidade na tarefa de levantar caneta, com CCI de 0,71 (- 0,15-0,93). O CCI da EHF total foi de 0,98 (0,92-0,99) sendo a tarefa extensão do cotovelo com menor índice de CCI = 0,83 (0,31-0,96).
Conclusão
: A confiabilidade da escala GWMFT demonstrou-se adequada para avaliar o membro superior parético com acometimento grave em indivíduos com hemiparesia crônica pós AVC.
Palavras-chave:
Hemiplegia/hemiparesia; Reprodutibilidade dos testes; Extremidade Superior; Acidente Vascular Cerebral