Introdução
Estudos indicam a participação de crianças pré-termo (PT) em programas de intervenção precoce (PIP), visto que as desordens coordenativas parecem ocorrer com mais frequência em escolares prematuros.
Objetivos
Descrever a coordenação motora (CM) global de crianças PT que participaram de um PIP; verificar a diferença da CM entre os sexos e correlacionar os resultados coordenativos das crianças PT com a idade gestacional (IG) e o peso ao nascimento (PN); e comparar os resultados da CM entre crianças PT e a termo (AT).
Materiais e métodos
57 crianças (5-6 anos) – 20 PT, que participaram do PIP, e 37 AT. Para análise da CM, utilizou-se o Teste de Coordenação Corporal para Crianças – Körperkoordination für Kinder (KTK). Para as comparações, utilizaram-se o Teste t de Student para amostras independentes e o Teste de Mann-Whitney (α = 0,05), além da correlação de Pearson para verificar influência da IG e do PN nos resultados coordenativos.
Resultados
80% das crianças PT demonstraram CM normal; as meninas apresentaram melhor desempenho nas tarefas trave de equilíbrio e saltos laterais e no resultado da CM correspondente ao somatório dos escores brutos das tarefas; a IG e o PN não influenciaram na CM e não houve diferença entre as CM das crianças PT e AT.
Conclusão
As crianças PT apresentaram, em sua maioria, níveis satisfatórios de CM, e as meninas apresentaram melhores resultados. Além disso, a IG e o PN não interferiram nos resultados coordenativos. Por fim, não houve diferença de desempenho coordenativo entre as crianças PT e AT.
Coordenação; Habilidade motora; Prematuridade; Criança