Acessibilidade / Reportar erro

Cuidados perioperados de cirurgias eletivas de grande porte: um levantamento dos fisioterapeutas brasileiros

Resumo

Introdução:

As cirurgias de grande porte são procedimentos de alta complexidade, apresentando maior incidência de morbi-mortalidade respiratória em comparação com outros tipos de cirurgia. Complicações pulmonares pós-operatórias (CPP) são comuns após tais cirurgias e estão associadas ao aumento da permanência hospitalar, dos custos com saúde e da mortalidade do paciente.

Objetivo:

Investigar as técnicas de fisioterapia mais utilizadas em todas as regiões do Brasil para o tratamento das CPP após cirurgias torácicas e abdominais.

Métodos:

Participaram deste estudo 489 fisioterapeutas selecionados aleatoriamente, que atuam na assistência perioperatória de cirurgias eletivas abdominais, torácicas ou cardíacas. Um questionário com nove questões sobre cuidados de rotina e escolhas terapêuticas na população cirúrgica foi elaborado e avaliado por 10 especialistas antes de ser aplicado aos fisioterapeutas.

Resultados:

Entre os fisioterapeutas (63% com pelo menos 5 anos de experiência com pacientes cirúrgicos), 50,9% considera o risco cirúrgico do paciente em seu tratamento sempre ou frequentemente; 53,8% dos pacientes foram tratados pelo fisioterapeuta após prescrição médica. As técnicas fisioterapêuticas mais citadas para a prevenção de CPP foram: mobilização/exercícios pós-operatórios (59,3%), técnicas de expansão pulmonar pós-operatória (52,8%) e orientações pré-operatórias (50,7%). Além disso, 80,6% dos fisioterapeutas acreditam que a espirometria de incentivo previne CPP, assim como 72,8% esperam esse efeito da pressão positiva nas vias aéreas.

Conclusão:

A maioria dos fisioterapeutas que trabalham com pacientes cirúrgicos no Brasil utiliza orientações profissionais pré-operatórias e técnicas de mobilização precoce e expansão pulmonar pós-operatória com o objetivo de prevenir CPP. A maioria dos fisioterapeutas costuma considerar o risco cirúrgico do paciente durante o tratamento. Além disso, algumas sessões de fisioterapia são realizadas rotineiramente no pré-operatório.

Palavras-chave:
Cirurgia eletiva; Cuidado perioperatório; Fisioterapia; Questionários

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br