Acessibilidade / Reportar erro

Força de preensão relaciona-se com força de membros inferiores pós-acidente vascular encefálico?

Resumo

Introdução:

A força de preensão palmar (FPP) é uma importante medida clínica e vem sendo utilizada com diversos propósitos em diferentes populações, dentre eles para predizer a força global de membros inferiores (MMII) e superiores. Entretanto, pouco se sabe sobre a associação da FPP e força global de MMII pós-Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Objetivo:

Investigar a relação entre FPP e força global de MMII em indivíduos pós-AVE, nas fases subaguda e crônica.

Método:

Foram incluídos 38 indivíduos pós-AVE (20 subagudos/18 crônicos). A FPP foi avaliada pelo dinamômetro de preensão palmar e a força global de MMII pelo dinamômetro portátil. Coeficiente de correlação de Pearson foi calculado para investigar a correlação entre FPP e força global de MMII (α = 0,05).

Resultados:

Para os indivíduos da fase subaguda do AVE, foi observada correlação estatisticamente significativa entre FPP do lado parético e força global de MI do lado não-parético (r = 0,50; p < 0,05). Para o MI parético não houve correlação significativa (p = 0,25). Para FPP do lado não-parético, não foi observada correlação estatisticamente significativa com a força global de MMII tanto para o lado parético (p = 0,93) quanto para o não-parético (p=0,64). Nos indivíduos crônicos, não foi observada nenhuma correlação estatisticamente significativa (0,50 ≤ p ≤ 0,97).

Conclusão:

A FPP parece não ser uma medida adequada para informar sobre a força global de MMII pós-AVE, diferentemente do observado em outras populações.

Palavras-chave
Acidente Vascular Cerebral; Força da Mão; Força Muscular; Extremidade Inferior; Avaliação da Deficiência

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br