Acessibilidade / Reportar erro

Lesões esportivas tratadas em um centro de fisioterapia especializado em esportes

Resumo

Introdução:

O risco de lesões relacionadas à atividade física e ao esporte aumenta quando existe predisposição, falta de treinamento ou orientação e em atividades na qual não houve preparação adequada. Objetivo: Verificar a frequência das lesões em atletas atendidos por um serviço especializado em fisioterapia esportiva.

Métodos:

Para a coleta de dados foi realizado o levantamento das lesões nos prontuários de atletas atendidos em oito anos de atividades. Foram coletados da ficha de avaliação: características dos pacientes, modalidade esportiva, tipos e características das lesões e o segmento corporal acometido.

Resultados:

A partir de 1090 prontuários de pacientes/atletas atendidos, a média de idade foi 25 anos, distribuídos em 44 diferentes modalidades esportivas com predomínio do sexo masculino (75%). O tipo de lesão mais frequente foi a articular, seguida das musculares e ósseas. As lesões crônicas foram as mais frequentes (47%). O local mais lesionado foi o joelho, seguido do tornozelo e ombro. Dentre as modalidades, o futebol, o futsal e o atletismo foram as que apresentaram o maior número de atletas lesionados.

Conclusão:

Futebol foi a modalidade mais praticada entre os atletas atendidos, o tipo de lesão mais frequente foi o articular e o joelho foi o local mais acometido, com lesões crônicas sendo as comuns.

Palavras-chave:
Traumatismos em Atletas; Futebol; Joelho; Tornozelo

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br