Acessibilidade / Reportar erro

Sarcopenia, dor crônica e percepção de saúde do idoso: um estudo transversal

Resumo

Introdução

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo que pode estar associado à presença de morbidades, como doenças crônicas, e ao declínio funcional, característico da sarcopenia, que afeta diretamente a autopercepção de saúde do idoso.

Objetivo

Testar a hipótese de que existe associação entre sarcopenia, dor crônica e percepção de saúde em idosos.

Métodos

O estudo utilizou uma abordagem quantitativa e envolveu 43 idosos sarcopênicos cadastrados na Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) da Universidade do Estado da Bahia, no Brasil, entre novembro e dezembro de 2019. Dados incluíram características sociodemográficas e antropométricas dos pacientes, morbidades autorreferidas, multimorbidade, história de dor crônica e percepção de saúde. Os dados foram submetidos a análises estatísticas descritivas. O cruzamento dos dados foi feito pelo teste de qui-quadrado de Pearson e o coeficiente de correlação foi avaliado pelos testes Phi e V de Cramer.

Resultados

Houve associação da sarcopenia com dor crônica (p = 0,027) e com faixa etária (p = 0,016), porém não houve associação com a percepção de saúde (p = 0,09). Também não houve associação entre faixa etária e dor crônica (p > 0,05).

Conclusão

De acordo com os achados deste estudo, pode-se concluir que a sarcopenia está associada à presença de dor crônica e à idade do idoso, não estando associada à percepção de saúde. No entanto, a idade dos idosos não foi associada à presença de dor crônica.

Dor crônica; Idoso; Sarcopenia

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br