Acessibilidade / Reportar erro

Dor lombar e nível de incapacidade funcional em trabalhadores da construção civil

Resumo

Introdução:

A dor lombar é um sintoma que afeta de forma significativa a vida das pessoas e principalmente dos trabalhadores que pela influencia da dor acabam apresentando limitações nas realizações das atividades profissionais.

Objetivo:

Estimar prevalência da dor lombar e descrever o nível de incapacidade funcional em trabalhadores da construção civil.

Métodos:

Participaram do estudo 84 trabalhadores da construção civil onde foram aplicados três questionários. O primeiro para identificação de variáveis sociodemográficas, laborais e hábitos de vida, o segundo de Monnerat e Pereira para mensurar intensidade da dor lombar e o último de incapacidade funcional de Roland-Morris. Para análise dos dados foi utilizado o programa SPSS 18,0. Para as variáveis dor lombar, incapacidade funcional e tempo de serviço foram utilizados o Mann Whitney, entre intensidade da dor lombar e incapacidade, a correlação de Spearman.

Resultados:

Foi encontrada uma alta prevalência de dor lombar (71,4%) entre os trabalhadores da construção civil sendo mais frequente durante a atividade laboral. O tempo de serviço não levou a existência da dor lombar e a dor não acarretou aos trabalhadores incapacidade funcional. Conclusão: A partir dos dados obtidos nessa pesquisa sugere-se que a atividade laboral da população estudada acarretou a alta prevalência de dor lombar.

Palavras-chave:
Prevalência; Dor Lombar; Incapacidade; Trabalhadores

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br