Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida, estresse, enfrentamento e sobrecarga de cuidadores de pessoas idosas com Alzheimer

Resumo

Introdução

O cuidado à pessoa idosa com doença de Alzheimer pode gerar um estado de estresse prolonga-do, principalmente quando a sobrecarga é intensa, o que impacta a qualidade de vida do cuidador.

Objetivo

Comparar a qualidade de vida, percepção de estresse e estratégias de enfrentamento em função do nível de sobrecarga de cuidadores de pessoas idosas com Alzheimer.

Métodos

Trata-se de um estudo quantitativo e transversal realizado com 126 cuidadores de pessoas idosas com Alzheimer. O World Health Organization Quality of Life Bref (WHOQOL-Bref), a Escala de Estresse Percebido, o Inventário de Sobrecarga de Zarit e a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas foram utilizados. A análise dos dados foi realizada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov, procedimentos de bootstrapping e Anova one-way seguida por post-hoc de Tukey. Adotou-se significância de p < 0,05.

Resultados

Cuidadores com sobrecarga intensa apresentaram pior qualidade de vida (p < 0,001). Cuidadores sem sobrecarga apresentaram menor estresse (p < 0,001) e utilizavam estratégia de enfrentamento focada no problema (p < 0,001).

Conclusão

O nível de sobrecarga é um fator interveniente na qualidade de vida, sintomas de estresse e estratégias de enfrentamento de cuidadores de pessoas idosas com Alzheimer.

Envelhecimento; Cuidado domiciliar; Estresse psicológico; Adaptação psicológica

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br