Acessibilidade / Reportar erro

Tradução, adaptação cultural e validação da “Pregnancy Experience Scale” para gestantes brasileiras

Resumo

Introdução:

A análise do estresse psicossocial materno durante a gravidez pode ser uma ferramenta de intervenção importante para a saúde da mãe e do recém-nascido.

Objetivo:

Traduzir, adaptar culturalmente e validar para a Língua Portuguesa no Brasil a Pregnancy Experience Scale - Short-Form, em gestantes brasileiras.

Método:

Foi realizada a tradução e Adaptação Cultural da escala para a Língua Portuguesa seguindo as recomendações do Guia proposto por Beaton e colaboradores. Os dados foram coletados entre janeiro e setembro de 2016, em hospitais, unidades básicas de saúde e comunidade. No total, 206 gestantes com média de idade de 25,01 ± 6,44 anos e idade gestacional de 25,5 ± 8,72 semanas de gestação responderam a escala para o processo de análise psicométrica e validação.

Resultados:

Os resultados indicaram um modelo bidimensional da escala com dois fatores: Experiências Positivas e Experiências Negativas. A confiabilidade foi estabelecida por meio do teste de Alpha da Cronbach (α > 0,70). Para o fator Experiências Positivas o valor encontrado foi adequado, sendo α = 0,77. O mesmo ocorreu com o fator “Experiências negativas”, α = 0,80. Estes valores fornecem evidências da confiabilidade da escala. Foi estabelecida a validade convergente e concorrente do instrumento.

Conclusão:

O resultado do estudo psicométrico da escala apontou que a Pregnancy Experience Scale é uma ferramenta de intervenção importante para a assistência à saúde da mãe e do recém-nascido, além de ser um instrumento útil, para avaliar a experiência da mulher com a gravidez, especialmente, o nível de estresse psicossocial, contribuindo para ampliar as pesquisas nessa área e subsidiar estratégias de enfrentamento para essa população e políticas de saúde da mulher.

Palavras-chave:
Gravidez; Inquéritos e Questionários; Análise Psicométrica; Estudos de Validação

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br