Acessibilidade / Reportar erro

As ferramentas do NASF nas práticas em saúde de fisioterapeutas

Resumo

Introdução:

Com a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a alta inserção de fisioterapeutas neste serviço, faz-se necessário conhecer melhor o trabalho da categoria neste cenário.

Objetivo:

Analisar o processo de trabalho dos fisioterapeutas nos NASF, a utilização de ferramentas-tecnológicas e a formação destes para o trabalho.

Métodos:

Estudo transversal, descritivo-analítico, por meio de questionário on-line semiestruturado aplicado com fisioterapeutas dos NASF de Mato-Grosso do Sul. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva e teste qui-quadrado (p<0,05).

Resultados:

Participaram 37 fisioterapeutas de 21 municípios. Destes, 27% possuem especialização em Saúde da Família (SF)/Atenção-Primária à Saúde e 51,4% em outras áreas clínicas. A maioria (91,9%) não recebeu capacitação ao ingressar no NASF, e 94.6% não possuíam conhecimento suficiente para realizar suas atividades. A articulação NASF e equipe de Estratégia de Saúde da Família é considerada insatisfatória para 51,3%. A reabilitação individual é a atividade mais realizada diariamente (59,5%), e as ferramentas do NASF são utilizadas por menos da metade, exceto a Clínica Ampliada, realizada por 54,1%. Houve associação significativa entre a capacitação para o trabalho no NASF e a utilização das ferramentas Projeto-Terapêutico-Singular, Projeto Saúde no Território e Pactuação de Apoio. Não houve associação entre a utilização das ferramentas e a especialização em SF.

Conclusão:

O modelo assistencial-reabilitador tem sido o condutor das ações dos fisioterapeutas, e as ferramentas do NASF são pouco utilizadas. Estes resultados podem ser explicados pelo limitado conhecimento sobre as atribuições do NASF, resultante da pouca oferta de capacitação e da formação tradicional.

Palavras-chave:
Fisioterapia; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br