Acessibilidade / Reportar erro

Aplicabilidade de um sistema de reabilitação motora em pacientes pós-acidente vascular encefálico

Resumo

Introdução:

A recuperação de indivíduos pós-Acidente Vascular Encefálico (AVE) tem se mostrado longa e monótona devido ao caráter repetitivo dos exercícios utilizados na clínica e aos anos de tratamento. Logo, tem-se utilizado a Realidade Virtual (RV) como uma alternativa e diante de suas vantagens, profissionais de saúde vêm adaptando vídeo games à fisioterapia. No entanto, existem algumas limitações, como a do fato de estes vídeo games terem sido desenvolvidos para diversão e não serem apropriados para uso terapêutico.

Objetivo:

Em busca de atenuar lacunas existentes em dispositivos adaptados à fisioterapia, este estudo descreve o desenvolvimento e a aplicabilidade de um sistema computacional de suporte a reabilitação motora - Ikapp - em pacientes pós-AVE.

Métodos:

27 pacientes pós-AVE preencheram um questionário socioeconômico, testaram o Ikapp durante 5 min e responderam a um questionário de usabilidade e satisfação sobre o manuseio da ferramenta. Para analisar a associação de fatores sociodemográficos com funcionalidades do sistema, o teste qui quadrado (Exato de Fisher) foi utilizado.

Resultados:

O Ikapp pode ser uma excelente ferramenta de auxílio à reabilitação neurológica de pacientes pós-AVE, visto que seus testes evidenciaram 85,2% de satisfação no que diz respeito à motivação e inclusão no processo fisioterápico e 77,8% em relação à facilidade de interação com a ferramenta.

Conclusão:

O Ikapp mostrou ser um sistema computacional de fácil aplicação e acessível a pacientes com diferentes limitações funcionais.

Palavras-chave:
Terapia de Exposição à Realidade Virtual; Reabilitação; Interface Usuário-Computador; Plasticidade Neuronal

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br