Resumo
Introdução:
O desenvolvimento motor, no primeiro ano de vida, é fundamental para os demais domínios do desenvolvimento infantil. Crenças e práticas parentais implicam no cuidado e estímulos dos pais com suas crianças refletindo no desenvolvimento motor, porém, a literatura brasileira sobre esta temática é escassa.
Objetivo:
Caracterizar as práticas e crenças parentais relacionadas ao desenvolvimento motor no primeiro ano de vida; e verificar se as práticas e as crenças estão relacionadas entre si.
Métodos:
Foram elaborados e aplicados dois questionários, um sobre práticas e outro sobre crenças parentais no desenvolvimento motor em 27 cuidadores de crianças com idade entre 12 e 24 meses participantes de um programa de estimulação aquática. A concordância entre práticas e crenças foi verificada por um método gráfico a partir da transformação dos escores ordinais em escala intervalar pela análise Rasch.
Resultados:
Os participantes deste estudo tinham níveis de escolaridade e econômico mais elevados e apresentavam práticas variadas voltadas para o desenvolvimento motor de suas crianças tais como: a interação familiar por meio de brincadeiras, oferta de brinquedos, colo e espaço para liberdade de movimento.
Conclusão:
As práticas estiveram em sua maioria baseadas em crenças parentais, no entanto, para algumas atividades, crenças e práticas divergiram refletindo a complexidade inerente à formação das crenças parentais.
Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil; Relações Pais-Filho; Características Culturais