Acessibilidade / Reportar erro

Aptidão física e capacidade funcional em sobreviventes à sepse após a alta hospitalar

Resumo

Introdução:

A sepse grave pode ser acompanhada por sequelas em longo prazo, e os aspectos físicos relacionados à aptidão física e à capacidade funcional dos sobreviventes a sepse após a alta hospitalar ainda continuam pouco explorados.

Objetivo:

Trata-se de uma revisão integrativa com o objetivo de analisar se os sobreviventes à sepse apresentam prejuízo dos componentes da aptidão física e/ou do condicionamento físico, e da capacidade funcional após a alta hospitalar.

Métodos:

A busca foi realizada em seis bases de dados eletrônicas: LILACS, PubMed, CINAHL, Biblioteca Cochrane, Web of Science e Scopus. Foram utilizados descritores controlados (Sepsis, Septic Shock, Physical Fitness e Activities of Daily Living) e descritores não controlados ou palavras-chave (Severe Sepsis, Physical Function, e Physical Status).

Resultados:

A busca resultou em um total de 434 artigos, sendo sete elegíveis para análise. Destes, nenhum aplicou um teste físico específico para avaliar os componentes da aptidão física. Em relação à capacidade funcional, verificou-se que quatro estudos aplicaram testes específicos para avaliar as atividades da vida diária. No entanto, observou-se na maioria dos estudos que os aspectos físicos somente foram avaliados de forma subjetiva por meio dos questionários de qualidade de vida relacionados à saúde. No geral, todos os estudos analisados mostraram que a qualidade de vida relacionada à saúde dos sobreviventes à sepse pode estar comprometida após longos períodos após a alta hospitalar.

Conclusão:

A maioria dos sobreviventes à sepse apresentou limitações relacionadas à aptidão física e a capacidade funcional após a alta hospitalar, pois mostraram limitações na sua autonomia funcional, resultando em perda da independência e autonomia em realizar as atividades da vida diária.

Palavras-chave:
Sepse; Choque Séptico; Aptidão Física; Atividades Cotidianas

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br