Resumo
Introdução:
Os benefícios do exercício para alterações posturais requerem investigação adequada, com amostras grandes, grupo controle e alocação aleatorizada.
Objetivo:
Avaliar os efeitos de um programa de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular em ambiente escolar na postura, mobilidade de tronco e dor musculoesquelética em escolares do ensino fundamental.
Método:
Foram avaliados trezentos estudantes de três escolas públicas no Brasil. Exercícios de alongamento e fortalecimento em grupo, duas vezes por semana, durante oito semanas foram oferecidos por um fisioterapeuta. O grupo controle não realizou intervenção. As posturas da cabeça, coluna e ombros foram avaliadas de forma qualitativa. Os alinhamentos da cabeça e tronco foram avaliados pelo Software de Avaliação Postural. Dores cervical, torácica, lombar e nos membros superiores foram avaliadas nos últimos sete dias. A mobilidade do tronco foi avaliada pela flexibilidade da cadeia posterior. As medidas foram registradas na linha de base e após a intervenção. Os grupos foram comparados usando o teste χ2, MANOVA e ANOVA two-way, com α de 5%.
Resultados:
A postura do ombro mostrou resultados significativos (P = 0,04), o grupo intervenção apresentou menor taxa de piora. Na avaliação quantitativa, houve diferença estatisticamente significante entre avaliações (P < 0,01 para cabeça e tronco, ES = 0,53), mas não entre grupos. O grupo intervenção teve maior percentual de melhora na dor (P = 0,04; ES = 0,54). A mobilidade do tronco diminuiu 1,8° no grupo controle e aumentou 5,0° no grupo intervenção, sem significância estatística.
Conclusão:
O programa foi eficaz em reduzir o nível de dor e desalinhamento do ombro no grupo intervenção.
Palavras-chave:
Prevenção e controle; Terapia por exercício; Dor musculoesquelética; Serviços de saúde escolar; Curvaturas da coluna vertebral