Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do isostretching sobre a qualidade de vida de idosas incontinentes

Resumo

Introdução

: A incontinência urinária (IU) pode ser definida como a perda involuntária de urina. Constitui um problema higiênico e social e afeta principalmente mulheres idosas, contribuindo para a redução da qualidade de vida (QV). Atualmente existem diversos recursos terapêuticos para o tratamento da IU, dentre eles o método Isostretching, que é baseado em uma cinesioterapia de equilíbrio flexibilizando as partes rígidas e fortalecendo as debilitadas.

Objetivo

: Verificar a influência de exercícios baseados nos princípios do método Isostretching sobre a QV de 10 idosas institucionalizadas com queixa de IU.

Materiais e métodos

: O questionário ICIQ-SF foi aplicado para avaliação da QV no início e ao término da pesquisa que teve duração de 12 semanas.

Resultados

: Houve melhora significativa da IU (p-valor = 0,007061) e da QV (p-valor = 0,011) para 80% das idosas.

Conclusão

: Considerando os resultados obtidos, o método contribuiu para a melhora significativa dos sintomas da IU e consequentemente da QV das idosas incontinentes.

Palavras-chave:
Fisioterapia; Incontinência urinária; Qualidade de vida

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br