Acessibilidade / Reportar erro

O uso da ducha nasal com solução salina na prática clínica: uma revisão da literatura

Resumo

Introdução:

A instilação nasal de solução salina tem sido utilizada como parte do tratamento de pacientes com doenças do trato respiratório superior. Apesar de ser utilizada há vários anos, fatores como: quantidade da solução a ser instilada, grau de salinidade, modo e frequência de aplicação ainda não foram totalmente elucidados.

Objetivo:

Revisar os desfechos evidenciados no uso da irrigação nasal salina em adultos com rinite alérgica, sinusite aguda ou crônica e em pós-operatório de cirurgia endoscópica dos seios da face (CES) além de fornecer evidências para a tomada de decisões do fisioterapeuta na sua prática clínica.

Métodos:

Realizou--se uma busca nas bases de dados Pubmed e Cochrane Library no período compreendido entre 2007 e 2014. Foi utilizada como estratégia a combinação dos seguintes descritores: nasal irrigation, nasal lavage, rhinits, sinusitis, saline, saline solution.

Resultados:

Foram incluídos oito ensaios clínicos, analisados de acordo com o diagnóstico dos participantes.

Conclusão:

As evidências encontradas mostraram-se heterogêneas, mas contribuíram para elucidar alguns pontos obscuros na prática clínica da fisioterapia com relação ao uso da ducha nasal, como por exemplo, os protocolos utilizados.

Palavras-chave:
Soluções Isotônicas; Rinite; Sinusite; Transporte Mucociliar

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br