Acessibilidade / Reportar erro

Função muscular do tronco e do alinhamento pélvico associados à presença de dor em estudantes do ensino superior: um estudo transversal

Resumo

Introdução:

A atribuição de um papel protetor da musculatura sobre as estruturas passivas da coluna vertebral faz com que sua estabilização e consequente manutenção tornem-se aspectos associados a dor, principalmente na região do complexo lombo-pélvico-quadril.

Objetivo:

Verificar a prevalência de dor e a associação da sua presença a déficits musculares em estudantes do ensino superior.

Método:

Estudo descritivo, observacional e transversal que avaliou 120 universitários através de questionários (caracterização da amostra, nórdico de sintomas osteomusculares, escala visual analógica de dor e internacional de atividade física). Foram executadas provas de resistência muscular do tronco (força muscular) e ponte com extensão unilateral do joelho (alinhamento pélvico).

Resultados:

Foi encontrada alta prevalência de dor na região lombar (58,41%). Não houve associação entre a presença de dor, força muscular e alinhamento pélvico (p > 0,05). Houve associação entre o teste de extensão de tronco e inclinação pélvica (p = 0,009).

Conclusão:

Foi identificada uma alta prevalência de dor lombar, baixo desempenho nas provas de resistência dos músculos do tronco e níveis de desalinhamento pélvico leve e moderado. Não houve associação entre as variáveis dor, fraqueza muscular do tronco e desalinhamento pélvico. Houve associação entre o desalinhamento pélvico e a fraqueza dos músculos extensores do tronco.

Palavras-chave:
Dor; Estabilização; Pelve; Abdome

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br