Acessibilidade / Reportar erro

Influência do treinamento de exercícios aquáticos sobre o equilíbrio em adultos jovens

Introdução

Programas de exercícios físicos têm sido propostos para amenizar ou reverter déficits de equilíbrio e desvios posturais.

Objetivo

Neste trabalho investigou-se a influência de um programa de exercícios aquáticos sistemático sobre o equilíbrio corporal.

Método

Foram avaliados indivíduos adultos jovens saudáveis voluntários de ambos os sexos com idades entre 18 e 30 anos. O grupo experimental (GE, n = 20) foi submetido a 24 sessões de exercícios aquáticos realizados três vezes por semana, com 50 minutos de duração, e o grupo controle (GC, n = 25) não sofreu intervenção. Uma plataforma de força 3-D foi utilizada para calcular o deslocamento do centro de pressão (COP) nas direções anteroposterior e médio-lateral com e sem a informação visual. Os indivíduos foram avaliados em pré e pós-treinamento.

Resultados

Os resultados demonstraram uma diminuição da oscilação corporal em ambas as condições visuais, com os valores de pós-treinamento sendo inferiores aos do pré-treinamento. A informação visual não foi significativa no pós-treinamento para o GE.

Conclusão

Conclui-se que o programa foi efetivo para a melhora do equilíbrio corporal.

Equilíbrio; Treinamento; Visão


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br