Acessibilidade / Reportar erro

Processo de formação de fisioterapeutas na atenção básica: reflexões sobre integração ensino-serviço

Resumo

Introdução:

A integração ensino-serviço contribui para a qualidade da formação de profissionais da saúde.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre profissionais do serviço, docentes e acadêmicos no processo de formação de fisioterapeutas no contexto da atenção básica, sob a ótica dos profissionais.

Método:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que considerou a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados e análise do discurso como referencial metodológico para análise das entrevistas. Foram entrevistados dezenove fisioterapeutas que atuam em unidades básicas de saúde em município de grande porte do estado do Paraná.

Resultados:

Apenas seis dos dezenove fisioterapeutas vivenciam ou vivenciaram a convivência com estudantes em seu local de trabalho. Identificou-se que o potencial do serviço de fisioterapia na atenção básica ainda é pouco utilizado pelas instituições de ensino superior que ofertam graduação em fisioterapia no município estudado. Os profissionais que recebem ou já receberam alunos destacaram fragilidades na integração ensino-serviço, como a falta de articulação com o docente nos processos de planejamento e avaliações dos estudantes.

Conclusão:

Constatou-se a necessidade de uma aproximação maior entre gestão, profissionais, docentes e acadêmicos, para o aprimoramento da integração ensino-serviço, com vistas a ofertar uma formação em fisioterapia que atenda às diretrizes curriculares e os princípios e políticas do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave:
Fisioterapia; Educação em Saúde; Atenção Básica; Formação de Recursos Humanos; Serviços de Saúde

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br