Acessibilidade / Reportar erro

Terapia por contensão induzida em paciente com ataxia após ressecção tumoral cerebelar

Resumo

Introdução:

A terapia por contensão induzida (TCI) é um método atual de reabilitação com intuito de tratar indivíduos com perdas funcionais nos membros superiores.

Objetivo:

Aplicar o método TCI e avaliar seus efeitos em uma paciente com ataxia após a remoção de tumor cerebelar.

Método:

Trata-se de um estudo longitudinal de caráter intervencionista do tipo relato de caso. A participante queixava-se de tremor e dificuldade de escrever e digitar com a mão direita em consequência da retirada de um tumor cerebelar. Foi tratada segundo método de TCI por três horas diárias durante 10 dias e avaliada pela Motor Activity Log (MAL) e Wolf Motor Activity Test (WMFT).

Resultados:

Houve melhora na quantidade, qualidade, velocidade, exatidão e força com que a participante executava as tarefas de acordo com as escalas MAL e WMFT. A melhora na escrita também foi identificada e o relato de melhor uso do membro para tarefas cotidianas demostrou satisfação da paciente após o final da terapia.

Conclusão:

Esse relato de caso demostrou os benefícios da aplicação do método TCI em uma paciente com ataxia como sequela de um tumor cerebelar raro, o que proporcionou melhora no tempo de execução de tarefas força e ganho funcional no membro afetado.

Palavras-chave:
Reabilitação Neurológica; Ataxia; Astrocitoma

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br