Resumo
Introdução:
A qualidade de vida (QV) do escolar com paralisia cerebral (PC) deve ser avaliada considerando a variabilidade funcional da criança com PC com olhar ampliado sobre a funcionalidade no contexto escolar e os determinantes da QV.
Objetivo:
avaliar a participação escolar e a QV de escolares com PC da rede pública municipal do Recife, bem como analisar a influência dos níveis do GMFCS e do desempenho motor sobre essas variáveis na população estudada.
Método:
Trata-se de um estudo observacional exploratório cujo modelo de avaliação foi estruturado com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). As crianças com PC foram classificadas no Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e avaliadas segundo o Gross Motor Function Measure-88 (GMFM-88). O School Function Assessment (SFA) e o Questionário de Qualidade de Vida da Paralisia Cerebral (CPQOL-Cuidador) foram respondidos por professores e mães, respectivamente.
Resultados:
Na população estudada, quanto maior o nível do GMFCS, menor a participação e menor a independência nas atividades escolares, aspectos que se somam ao constructo de QV, principalmente, com a menor funcionalidade, o menor bem-estar emocional e autoestima e a menor saúde familiar.
Conclusão:
Os níveis de GMFCS e o desempenho motor de escolares com PC podem repercutir na participação escolar e na QV, sendo importante considerar fatores individuais e contextuais de cada criança. Esses resultados podem auxiliar o desenvolvimento de estratégias funcionais, assistenciais, inclusivas e pedagógicas aos escolares com PC.
Palavras-chave:
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Educação Especial; Criança com Deficiência; Serviços de Saúde Escolar