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Desempenho de tempo e deslocamento do centro de pressão em hemiplégicos em uma tarefa de jogo de realidade virtual: efeitos de curto e longo prazo de um protocolo de treinamento

RESUMO

Jogos de vídeo game com interação virtual têm sido utilizados com sucesso em programas de tratamento fisioterapêuticos, embora, existam lacunas de conhecimento de evidências com relação a resultados clínicos. Esse estudo teve como objetivo avaliar parâmetros do centro de pressão (COP) e o desempenho em uma tarefa do Nintendo Wii Fit em sujeitos hemiplégicos e saudáveis imediatamente após um programa de treinamento e após um período de 3 meses sem treino. Vinte sujeitos, 10 hemiplégicos e 10 saudáveis foram avaliados em 3 diferentes momentos Pré, Pós e 3 Meses após o treinamento. Os participantes foram posicionados sob a Wii Balance Board(r). O jogo executado (Ski Slalom(r) game) envolvia deslocamento no sentido médio-lateral. Durante a execução, a Wii Balance Board(r) foi colocada sob uma plataforma de força. Então, os dados de deslocamento do COP puderam ser coletados durante a realização do jogo. Após o treinamento, os sujeitos hemiplégicos não alteraram o padrão de deslocamento do COP. Entretanto, ambos os grupos melhoraram o tempo de execução da tarefa e mantiveram a melhora após 3 meses. Apesar disso, os sujeitos hemiplégicos não reduziram o deslocamento do COP e os sujeitos assintomáticos reduziram o deslocamento do COP no sentido mediolateral e anteroposterior.

Descritores:
Reabilitação; Interface Usuário-Computador; Hemiplegia; Cinética

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